A 1ª edição do Trail do Lince já mexe

A menos de dois meses da corrida pela defesa do felino mais ameaçado do mundo, os embaixadores da 1ª edição do Trail do Lince – a 12 de setembro, em Silves – uniram esforços num treino conjunto, na Academia Life Club, em Lisboa. Numa manhã de convívio que aliou desporto e solidariedade social, o grupo foi orientado por António Nascimento, diretor técnico da academia e um dos rostos desta iniciativa.

“Com o intuito de dar mais visibilidade ao projeto e ajudar a divulgar a sua missão, reunimos vários embaixadores das áreas do desporto, da moda, das artes e da comunicação. A defesa do lince ibérico e a preservação da natureza são temas que tocam muito as pessoas. Este treino serviu para mostrar que estas personalidades não dão apenas a cara, também se empenham para estar preparadas no dia da prova”, explica Mário Franco, manequim, embaixador do World Wide Fund for Nature (WWF) e o principal impulsionador da 1ª edição do Trail do Lince.

A Serra de Silves, no coração da região algarvia, empresta o cenário a esta primeira edição da prova, que se divide nas modalidades de trail longo (42 km individuais ou por estafetas), trail curto (10 km) e caminhada (10 km). Segundo Mário Franco, “a possibilidade de explorar os recantos do habitat natural do lince ibérico é um dos desafios que mais tem entusiasmado os embaixadores”. Mas não só: “Muitos estão a despertar para a necessidade de fazer exercício de forma regular e consciente. Nesse sentido, o envolvimento do António Nascimento – uma referência no mundo da corrida – tem sido uma inspiração”, partilha Mário Franco.

No dia 12 de setembro, todos os caminhos vão dar à 1ª edição do Trail do Lince, uma prova solidária, em que por cada inscrição serão entregues dois euros ao WWF e ao Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, para o projeto Green Heart of Cork (No Coração do Montado) e para o Fundo de Conservação da Natureza e Biodiversidade, respetivamente.

Além de Mário Franco e António Nascimento, a 1ª edição do Trail do Lince tem como embaixadores Miguel Castro Neto, Luís Represas, Sandra Cóias, Bernardo Coelho, Mafalda Matos, Alexandre da Silva, Sónia Balacó, João Nare, Francisco Mendes, Pedro Górgia, Ricardo Dinis, Silvie Dias, Pedro Lucas, Elsa Correia, Quimbé, Pedro Rocha dos Santos, Afonso Vilela, Ricardo Andorinho e Ângela Morgado.