I EDIÇÃO - TRAIL DO LINCE 2015

 

 

ATLETAS E FAMOSOS CORRERAM PELO LINCE IBÉRICO

 

Os atletas subiram ao pódio, mas o verdadeiro vencedor foi o Lince Ibérico. No dia 12 de Setembro, o I Trail do Lince levou a Silves mais de 350 atletas que tiveram oportunidade de correr e caminhar pelos trilhos que já foram desta espécie de felino, actualmente a mais ameaçada da Europa. Na camisola levavam escrita a missão: “Eu corro pelo lince ibérico! E tu?”. Na mente dois objectivos: superar o desafio de um percurso de 42 km (que puderam ser percorridos individualmente ou em equipa) ou de 10 km (a correr ou a caminhar) enquanto usufruíam de uma paisagem deslumbrante; e, com a sua participação e empenho, voltar a colocar o lince ibérico no mapa.

Por cada participante, a organização - a cargo da Fire! - entregou dois euros ao World Wide Fund for Nature (WWF) e ao Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), para o projeto Green Heart of Cork – No Coração do Montado, e para o Fundo de Conservação da Natureza e Biodiversidade, respetivamente. Um valor que ajuda, mas não chega “para recuperar o ecossistema que permitirá ao lince voltar ao seu papel de predador de topo, garantindo o equilíbrio desse mesmo ecossistema, hoje claramente dominado por predadores intermédios, como os mangustos, as raposas e os javalis”, explicou Carlos Rio Carvalho, em representação da Associação Iberlinx - patrocinadora desta iniciativa, juntamente com a empresa Águas do Algarve - que também correu pelo lince.

Também o Secretário de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, Miguel Castro Neto, um dos principais impulsionadores desta iniciativa, que se aventurou no percurso de 42 km “em modo estafeta” alertou para a importância de iniciativas como esta que alertam a população para a problemática em torno da extinção do Lince Ibérico. “Em dezembro de 2014, procedemos à primeira reintrodução de linces na natureza, um processo que foi o culminar de um trabalho de dez anos. Neste momento, temos já 13 linces em território nacional, pelo que todo o apoio e envolvimento que conseguirmos da sociedade será muito importante não só para o lince ibérico, mas para toda a natureza e biodiversidade.”

Determinante foi ainda o apoio da Câmara Municipal de Silves, que viu a sua presidente - Rosa Palma - trilhar os caminhos do lince no percurso de 10 km. “Esta iniciativa é muito importante para o concelho, já que é em Silves que se encontra o Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico (CNRLI), e tudo o que possa ajudar a financiar os projetos do município no âmbito da divulgação desta problemática - como o centro de estudos que pretendemos erguer na parte norte do castelo e outras iniciativas direcionadas para a sensibilização da população, como os caçadores - é bem-vindo.”

Do lado dos patrocinadores, que também aceitaram o desafio, Maria Isabel Soares, da empresa Águas do Algarve, defendeu que esta é uma iniciativa para continuar. “Há anos que a Águas do Algarve tem uma grande proximidade com o CNRLI, que tem sido um caso de sucesso ao nível nacional e internacional, pelo que não poderíamos deixar de estar ligados a esta iniciativa, que está muito bem organizada. Esperamos poder continuar a apoiá-la e que outros o façam também.”

De destacar ainda o apoio de todos os embaixadores que vestiram a camisola do Trail do Lince e participaram ativamente em todas as suas iniciativas: Mário Franco, Miguel Castro Neto, Alexandre da Silva, Mafalda Matos, Sandra Cóias, Ricardo Diniz, António Nascimento, Sofia Jardim, Pedro Lucas, Pimpinha Jardim, Bernardo Coelho, João Nare, Tiago Dionísio, Nilton, Sérgio e Nelson Rosado, Ricardo Andorinho, Ângela Morgado, Elsa Gervásio, Marcelo Kapel, Fernando Correia, Aldo Lima e Francisco Menezes.

O I Trail do Lince contou ainda com o apoio da Região de Turismo do Algarve, do ICNF, da WWF, da Liga para a Protecção da Natureza, da Agência Portuguesa do Ambiente, da associação Algarve Trail Running, da REN – Redes Energéticas Nacionais, do Programa Nacional de Marcha e Corrida, e da revista RUNning.  


RESUME DA 1ª EDIÇÃO

 

 
 
 
 

facebook7.jpg
facebook3.jpg
facebook1.jpg
facebook4.jpg
facebook10.jpg
facebook9.jpg
 

CLASSIFICAÇÕES 2015