Secretário de Estado também vai correr pelo lince ibérico

Miguel de Castro Neto, secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, vai estar na linha de partida do 1ª Trail do Lince, no dia 12 de setembro, em Silves. A primeira edição desta iniciativa, que apela à reintrodução do lince ibérico no seu habitat natural, tem prevista a participação de cerca de 500 atletas.

Em passo de corrida ou em ritmo de caminhada, o desafio é voltar a colocar o felino mais ameaçado do mundo no mapa. “O afastamento do lince ibérico da realidade diária das populações tem levado ao surgimento de mitos e desinformações sobre os seus hábitos e comportamentos. Iniciativas como esta aproximam a espécie das populações, levando informação e promovendo os territórios”, defende Miguel de Castro Neto.

O secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza é uma das personalidades que vai marcar presença nesta prova, que terá as vertentes de trail longo (42 km individuais ou por estafetas), trail curto (10 km) e caminhada (10 km). Recorde-se que, atualmente, o lince ibérico se encontra extinto da maioria da sua área de distribuição 

geográfica, tendo as populações reprodutoras desaparecido de grande parte das comunidades espanholas e do território português. 

Os esforços feitos na última década para conservar a espécie já começaram a dar fruto – hoje, existem 12 exemplares identificados em território nacional –, mas ainda há um longo caminho pela frente. “Consolidar o ex-situ e ampliar o seu alcance, garantir o sucesso do in-situ com a fixação de fêmeas reprodutoras e a libertação de espécimes são tarefas prioritárias para os próximos anos”, revela Miguel de Castro Neto. A minimização das causas de morte e a melhoria dos índices de aceitação social da espécie também estão na agenda de trabalhos.

Por cada inscrição na 1ª edição do Trail do Lince serão entregues dois euros ao World Wide Fund for Nature (WWF) e ao Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), para o projeto Green Heart of Cork (No Coração do Montado) e para o Fundo de Conservação da Natureza e Biodiversidade. As inscrições com um valor promocional podem ser feitas até ao próximo dia 15 de agosto, no website da prova: www.traildolince.pt